quinta-feira, 21 de abril de 2011

FORO PERMANENTE DE REFLEXÃO SOBRE A AMÉRICA LATINA

2011 - 1º ENCONTRO 
Fundação Memorial da América Latina convida para o primeiro encontro em 2011 do projeto Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, que debaterá o tema
"Imagens errantes: resistência e cultura de moda" 


3 de maio de 2011 (terça-feira), 19h30
Anexo dos Congressistas – CBEAL


Nesse debate, a jornalista e professora Maria Carolina Garcia ministrará palestra sobre sua
 pesquisa que desvenda de que maneira e em que medida as imagens-souvenir presentes nas chitas – tecidos de algodão ornamentados com padrões florais – estabelecem ví­nculos comunicacionais com consumidoresde distintas culturas, possibilitando uma pós-vida das imagens, abordando, dentre outros subtemas, a jornada das chitas no mercado internacional, com o intuito de detectar a presença de imagens em movimento e entender a migração simbólica na estamparia floral, e a relação entre a presença de imagens errantes e mestiças no guarda-roupa de Frida Kahlo, a imagem pública da artista e o comércio de souvenirs.
Palestrante:
Maria Carolina Garcia– jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é coordenadora da pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda do Senac São Paulo e docente da graduação em Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi.

Debatedor:

Amálio Pinheiro – doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Investiga as relações entre as áreas de literatura, comunicação e cultura na América Latina, produzindo ensaios e traduções comentadas de autores hispânicos, da América Latina e do Caribe.



Coordenador da mesa

NorvalBaitello Junior– doutor em Ciências da Comunicação e em 

Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim, é professor titular da PUC-SP, atuando na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.


Entrada franca

Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Metrô Barra Funda – São Paulo / SP
Informações:
Tel.: (11) 3823-4780
Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina é um projeto da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, coordenado por Cremilda Medina. Seu objetivo é tornar acessível ao público em geral as informações e reflexões presentes em teses, dissertações e pesquisas produzidas nas universidades brasileiras que tenham como foco temas relacionados com a América Latina, divulgando, dessa forma, conteúdos científicos que apresentem significativas contribuições sócio-econômicas, culturais e artísticas para os países latino-americanos e oferecendo, concomitantemente, oportunidades de debate sobre esses trabalhos.
Divisão de Cursos e Seminários
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - CBEAL
Fundação Memorial da América Latina
Tel: (55-11) 3823-4780 / Fax.: (55-11) 3823-4798

Nenhum comentário:

Postar um comentário