terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Da crítica contra os policiais para uma solução de Segurança Pública

por policia e direitos humanos

Alguns fatos recentes provocam novamente o repúdio por parte da sociedade em relação ao serviço prestado pelas Polícias do nosso Estado (em particular pela Polícia Militar) e pelo país adentro. O que ninguém entende e diga-se, não quer entender, haja vista a falha de procedimentos de alguns  policiais, ora excedendo na força, ora deixando de cumprir com seus deveres, é o contexto político em que se encontram inseridas as instituições policiais. Quer gostem ou não, nossa polícia é política e serve a quem governa. Nossos comandos são cargos de confiança e isso deveria mudar. Nossas Instituições Policiais são ditatoriais e pressionam constantemente por produtividade, desempenho, imagem, mas dão muito pouco na luta por condições de trabalho, valorização profissional.
Historicamente a Polícia foi criada com o propósito de defender e garantir o pleno gozo do patrimônio das classes dominantes, no entanto, o que chama atenção que esta instituíção utilizada na repressão dos anos de chumbo, ainda continua intacta e nos moldes em que foi desenvolvida.
Os críticos do atual modelo  se perguntaram como funciona internamente a polícia ou tão somente foram movidos por sentimentos de ódio e desprezo pela forças de segurança pública. Alguns chegaram a olhar os indivíduos pelo fato da atividade que desempenham? Por que necessitamos de uma Polícia Militar com seu regulamento rígido (que jamais será reformulado) que serve e bem, aos interesses de todo governante? A Polícia Militar ainda é força reserva do Exército que através de uma inspetoria geral fiscaliza todas as polícias militares, apesar da Constituição Cidadã.
Os motivos que determinam (em um contexto geral) as ações violentas da policias e sua ligação direta com as forças armadas submetem seus agentes a agir da forma que melhor convier ao Estado.
Desta forma devemos discutir segurança pública de uma maneira mais abrangente e lutarmos para desmilitarizar as polícias.Não existe espaço em um estado democrático de direito para uma polícia militarizada!
Não falo de acabar com o controle externo da polícia, que deve existir, mas deveríamos poder escolher nossos comandos. Aquele que melhor representasse a classe profissional, escolhido pelos seus subordinados, ou indicados por nós! Democracia nas Instituições Policiais! Chega de apadrinhamentos e favores.!!
Não estamos tentando justificar o que não tem justificativa, os fatos tem que ser devidamente apurados e os responsáveis têm que ser punidos. Vamos ao menos pensar em como melhorar a segurança pública dentro da nossa realidade atual. Somos uma sociedade violenta e por si, as Instituições de Segurança espelham essa triste realidade. Infelizmente, não podemos dizer que nunca mais nada desastroso irá ocorrer, porque nossos governos estaduais e mesmo o governo federal tem feito pouco ou quase nada pela segurança ou quando fazem, os interesses políticos e/ou pecuniários predominam. Estamos esquecidos e quando lembrados, colocados na linha de frente. A primeira vidraça a ser quebrada.
Pior é ver manifestações pacíficas dos policiais transformadas em praças de guerra entre instituições, prisões e punições por exercerem direitos legítimos, como se cidadãos também não fossemos. Somos o reflexo da sociedade e manipulados a bel prazer de alguns, sob o manto da legalidade. A justiça é outra coisa, muitas vezes a lei não é justa...mudemos as leis, vamos procurar justiça sem criar mais violência.
Dizem que as criticas são uma forma de construção ou realinhamento de idéias, não é o que temos visto. Críticas sem base, sem fundamento, baseadas tão somente em uma realidade histórica ultrapassada. A história serve de modelo, mas precisa ser construída diuturnamente, com novos atores sociais e novos caminhos. E isso vale para as Instituições e para a Sociedade.
Nosso desabafo.

3 comentários:

  1. as policias militar dos estados estão se mobilizando para entrarem em greve no carnaval vamos a luta companheiros pmdf já esta com os dias contados GREVE JÁ EM TODO O BRASIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, precisamos sim, exercer esse e outros direitos!!

      Obrigado por apoiar nosso blog.

      Excluir
  2. Antes de qualquer comentário, mister enaltecer o texto, que consegue em poucas palavras sintetizar os fatos determinantes da violência policial e sua ineficiência na prestação de serviços na área de Segurança Pública.
    Não obstante, aqueles que não possuem formação específica de segurança pública deveriam agir como nossa amiga, ao invés de tecer comentários sem base permeados de sentimentos de cunho pessoal, talvez por mal logradas passagens envolvendo a polícia.
    Portanto, a fim de mudanças substanciais nas instituições de segurança pública devemos transformar o modelo de polícia atual, como refere o texto.

    ResponderExcluir